13 janeiro 2012

Diário de Viagem {358 dias no barco com Ele}

- O final de semana foi bem cansativo. Muitas atividades com os amigos e muita alegria, mas graças a DEUS mais um dia se passou e mais uma noite de descanso. Obrigado SENHOR, por mais uma página em branco e peço que TU escrevas meu dia. =D
- Filho, a pena e o papel está em suas mãos, deixe que ele conduza a pena e teus dias serão de grande bonança. ;D
[...]
Nossa jornada de um ano está com apenas nove dias, mas parece que já foram muitos e muitos dias. Nosso barquinho já vai longe e às vezes dá medo de onde isso nos levará, mas CRISTO me renova as esperanças de que não me arrependerei.
Temos passado por algumas tempestades familiares que balançam o barco pra lá e pra cá e se não fosse a direção de DEUS esse veleiro já havia afundado.
Vejamos então o poder do SENHOR sendo manifestado mais uma vez entre as grandes ondas.
Agora, Jacó, que havia enganado seu pai e seu irmão, agora foge para longe de seu possível assassinato com a desculpa de que iria buscar uma esposa da família de seu pai.
Esaú, já revoltado com as circunstâncias em que se encontrava agora incita ainda mais a ira de seus pais casando-se mais uma vez com mulheres daquela que não temiam ao mesmo DEUS de Abraão e de Isaque.
- Mas essa é a grande descendência que DEUS deu a Abrão?
- É sim, filho, mas perceba em seguida e no decorrer da viagem, que enquanto o homem infiel, DEUS permanece com toda Sua fidelidade e cumprindo todas as suas promessas.
Na primeira noite da jornada de Jacó, ele teve um sonho. O SENHOR fala com ele e se mostra compadecido desse fugitivo e declara: ‘estarei com você e o protegerei em todos os lugares onde você for’, fazendo uma aliança e provando mais uma vez Seu cuidado com a raça humana caída.
DEUS direcionou seu servo. ELE não desiste da gente e espera de nós uma entrega compromissada, deixando-O reinar em nosso coração.
O SENHOR conduziu Jacó até o encontro com uma mulher que passaria a amar por toda a vida. E até prometeu ao pai dela que trabalharia sete anos por sua mão.
Labão, pai de Raquel e irmão de Rebeca, porém, enganou a Jacó e a deu Lia, sua outra filha, após todos os anos de trabalho de seu sobrinho.
Jacó, no entanto não desistiu de sua amada Raquel e por mais sete anos foi servo de seu tio e todo esse tempo foi como ‘alguns dias pelo muito que a amava’.
Nessa altura da viagem já havia percebido que as famílias perderam o sentido do casamento entre apenas um homem e uma mulher. E que casamentos múltiplos traziam cada vez mais problemas para a sociedade com um todo.
Com Jacó não foi diferente e com Lia e Raquel, suas esposas e Zilpa e Bila, servas de suas mulheres, teve muitos filhos e muitas guerras familiares.
Seria essa a descendência farta e cheia de bens que o SENHOR proporcionaria aos seus escolhidos no decorrer dos tempos? Creio que não, pois se fossem, toda a terra prometida seria dividida e muita guerra haveria entre esse ‘povo escolhido’.
Quando o penúltimo filho de Jacó nascera ele decidiu voltar a casa de seu velho pai. Por muitos anos fora explorado por seu tio e queria sair dessas circunstâncias e viver uma vida de gozo com sua grande família.
Jacó sofreu muito como consequência de suas escolhas. Foi praticamente expulso de sua própria casa para sofrer humilhações e engano se seu tio por muitos anos. E agora decide voltar para seu antigo lar e enfrentar as consequências de seus erros. Enfrentar o passado deveria ser seu maior desafio.
 [...]
Por quantas vezes temos trazido desgraça para nossa própria vida por simples escolhas ou simples mentirinhas. Achamos que sabemos o que estamos fazendo e que poderemos esconder os erros pra sempre, mas DEUS sonda os corações e mesmo Sabedor de tudo, declara: ‘EU também não te condeno, vai e não peques mais’
Ó que DEUS maravilhoso! ELE quer que você venha a ELE e deixe que as circunstâncias sejam apenas circunstâncias que já não nos impede de termos esperança de uma vida melhor.
DEUS, tem misericórdia de mim, pois sou pecador e imploro TEU perdão mais uma vez! Em nome de JESUS muda minha história! Está aqui a pena e o papel, por favor escreve minha vida de acordo com a TUA vontade! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário