02 maio 2011

Ser fã é um #ComportamentoCristão?

 Muitas discussões são feitas sobre a nossa condulta diante de algum cantor famoso, quando ele vem visitar nossa igreja ou quando vamos a uma apresentação... Talvez pelo que se entende do termo 'fã', mas certamente devemos sempre, sempre, agir como Ele agiria... A postagem abaixo foi adaptada da originalmente pulicada no blog DeOlho!
___________________________________________________________
 Quando se fala em "fã", logo nos vem a mente uma pessoa fanática, idolatrando seu ídolo; um ator ou atriz, cantor(a), etc... . Constantemente ouvimos: "Fãs de Fulana de Tal acamparam em frente ao hotel onde ela está hospedada..." ou "Fãs enlouquecidos esperam dois dias na fila de ingressos do Show de fulano de tal...". Autógrafos, fotos, gritaria, histeria... enfim, uma idolatria sem fim.
  Definição: "Fã ([fɛn], inglês: fan [fæn], de fanatic „Fanático“) é uma pessoa dedicada a expressar sua admiração por uma pessoa famosa, grupo, idéia, esporte ou mesmo um objeto inanimado" (http://pt.wikipedia.org/wiki/fã).
  Mas o que tudo isso tem a ver com a música adventista?? Por mais incrível que pareça, tudo. Qual, geralmente, é a reação do público ao ver Leonardo Gonçalves? Ou Rafaela Pinho? Ou Alessandra Samadello? Na maioria das vezes histeria. Querem muitas fotos, autógrafos, gritam... uma verdadeira idolatria. A idolatria não significa que você tem um altar com a foto da pessoa e que você a "endeusa". A idolatria é colocar essa pessoa na frente de Deus. Muitas pessoas as vezes nem prestam atenção na letra da música, só na voz de quem canta.
  Em Camporis, Acampamentos jovens, Campais, etc, isso é mais comum do que se imagina. Isso causa problemas dos dois lados: tanto para quem é "endeusado" pois ele é tentado a cair no pecado do orgulho, da soberba e do egoísmo; tanto para quem "endeusa", pois perde as bênção de Deus por causa do pecado da idolatria. Mas também, não podemos cair para o outro lado e sermos 100% indiferentes ao trabalho de quem se dedica ao máximo pra trazer algo de qualidade aos ouvintes.
 Elogiar não é pecado desde que bem medido. Jesus muitas vezes elogiou as pessoas por sua boa-vontade, fé, alegria, etc... O elogio na medida certa é bom e agrada a Deus (afinal só egoístas e orgulhosos não elogiam). Não digo que é errado você querer tirar uma foto com o cantor que gosta, ou dizer a ele que suas músicas fazem ou fizeram a diferença na sua vida; mas o exagero é. Se essa moda pega dentro da igreja, tudo vai perder o sentido... adorando a criatura no lugar do Criador? Isso não está certo.
 Por isso fica a dica: não é errado você ser "fã" (no sentido de admirador, que você admira a pessoa por seus atos ou talentos) de alguém, mas desde que Deus seja o centro, o objetivo central de sua admiração por essa pessoa. Afinal, o ministério desse(a) cantor(a) é unicamente baseado no louvor Àquele que fez os céus e a Terra e que nos salvou por Seu amor!

Que somente Jesus ocupe o nosso coração, cuidemos para não servir de pedra de tropeço a ninguém, mas que possamos todos juntos adorar ao Criador! Afinal, 'se Ele não for o primeiro em seu coração, então já não é mais nada, não passa de uuumaa ilusãããoooo...'. Deus nos use!

Nenhum comentário:

Postar um comentário