25 abril 2011

Comportamento Cristão ~ 10 hábitos que envelhecem você

Nós como jovens adventistas nos preocupamos com nossa aparência, sim, pois somos referência pra este mundo, e devemos nos manter saudáveis e apresentáveis ao nosso Senhor, ainda que algumas dicas aqui não sejam praticadas por você, certamente você conhece alguém que faz... Boa leitura, e que nosso Pai nos ajude a fazer toda essa teoria se tornar em prática :)

1) Fumar: Apenas um cigarro diminui a oxigenação da pele durante uma hora e meia, tornando-a opaca, grossa e amarelada. A nicotina também causa perda de colágeno, aumentando a flacidez.

2) Estresse: A ansiedade e angústia alteram nossos hormônios, liberando corticoide endógeno e adrenalina. O resultado é uma pele mais oleosa e cheia de acne, predisposta a alergias e herpes!
3) Ignorar a poluiçãoAs toxinas aumentam a formação de radicais livres, envelhecendo as células. Para prevenir, a pele deve ser protegida com aplicação de protetor solar, hidratante e uma higiene correta à noite para eliminar impurezas.
4) Beber pouca águaA falta de hidratação deixa a pele flácida. O recomendado é consumir pelo menos 2 litros de água por dia, hábito que também ajuda a eliminar toxinas.
5) Deixar de usar o protetor solar todos os diasÉ a principal causa do envelhecimento e do câncer de pele. A radiação solar por si só, é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta. Aparecem manchas, sardas, flacidez, aumento das rugas e, até mesmo, o câncer. Para o dia a dia, o FPS nunca deve ser menor do que 30 para o rosto, colo, pescoço e mãos (partes expostas) e 15 para o restante do corpo.
6) Comer açucares e gordurasO açúcar é responsável por outro processo de envelhecimento celular: glicação. Ao reagir com o colágeno, desabilita a função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas. A gordura, por outro lado, acumula-se de forma irregular, provocando celulite.
7) Alimentação pobre em frutas, hortaliças e cereaisUma dieta equilibrada, rica em antioxidantes, é a melhor proteção contra os radicais livres, agentes do envelhecimento. Priorize os que contém:
vitamina C (laranja, lima, limão, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis e tomate);
vitamina E (amêndoas, nozes, castanha-do-Pará, vegetais folhosos, gema de ovo);
vitamina A (cenoura, abóbora, damasco seco, brócolis, melão, batata doce);
bioflavonoides (frutas cítricas e uvas escuras ou vermelhas), entre outros alimentos frescos.
8) Dormir poucoDurante o sono, produzimos hormônios “rejuvenescedores”, como melatonina e hormônio do crescimento, principalmente no sono das 22h às 2h. Essas substâncias atuam também como calmantes e reparadores. Sem sono adequado não há reparo: a pele fica sem vida, com olheiras e a pessoa torna-se propensa ao estresse. Procure dormir em torno de oito horas por noite, e não adianta estudar até altas horas, sem descanso de nada se aproveitará!
9) SedentarismoA prática de exercícios físicos combate a flacidez, celulite e gordura localizada. Além disso, melhora a circulação sanguínea, o metabolismo, a qualidade do sono e combate o estresse. (Viva a hora social! rsrs)
10) Não usar hidratantes: Não, isso não é coisa de mulherzinha, um rosto bem hidratado apresenta boa elasticidade, enquanto uma pele desidratada apresenta mais flacidez e rugas. É importante ter cuidados para proteger a pele de agressões externas, como o vento, o frio, a poluição e os raios solares, tão fortemente incidentes hoje em dia.

Vamos honrar nosso Jesus com nosso corpo saudável e nossa boa aparência! Deus te use!

Publicado originalmente em wp.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário