23 outubro 2010

"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis"

Um nome para ser citado como resposta à pergunta de Salomão em Provérbios 31:10, é certamente Davi, se tratando de sua esposa, Abigail, "mulher de bom entendimento e formosa" [I Sm 25:3].

Quando li pela primeira vez a história dessa mulher, fiquei impressionada, a coloquei como meu parâmetro da 'mulher virtuosa'; uma pessoa equilibrada e com aquele fino caráter de quem não se vende e nem se compra.

Na época de Davi os casamentos eram pré-arranjados, não tendo Abigail outra alternativa a não ser se casar com o -literalmente- tolo Nabal, e embora fosse descendente de Calebe, era um homem rude com muitas posses do deserto de Parã. Um dia, após a morte de Samuel, Davi e seus homens desceram ao deserto e ao ouvirem falar de Nabal, foram com ele a fim de ter algo para comer e beber, mas era um homem tão mesquinho que não quis dar nada aos servos de Davi! Mas e se fosse você? Daria o que comer a alguém que nunca ouviu falar e que poderia até ser um servo que havia fugido? [I Sm 25:10 e 11]

O certo foi que Abigail não se deixou influenciar pelo espírito mal que havia em seu marido e deu de comer para Davi e seus companheiros, era tão especial que foi DEUS mesmo Quem a deu para o rei Davi [versos 38 e 39], o qual ela aceitou de coração, servindo mais que sendo servida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário