21 novembro 2011

O Jovem e a Música Gospel


A música gospel tem uma relação muito estreita com os jovens evangélicos
a. É provável que as bases principais da música gospel da atualidade tenham sido lançadas na década de 60 quando começaram a surgir as equipes jovens de música e evangelismo. Estas equipes, formadas de jovens de várias igrejas, começaram a utilizar uma linguagem e um estilo musical mais contemporâneo em suas apresentações com o objetivo de alcançar os jovens que estavam cada vez mais distantes dos templos e mais próximos do mundo.
b. O passo além foi a organização de programações de louvor reunindo vários grupos com a mesma formação da música popular que aqueles primeiros tinham num lugar mais neutro como num teatro ou ginásio de esportes, os chamados “louvorzões”. Surgem então as primeiras rádios evangélicas comerciais ou denominacionais que promovem aqueles grupos e artistas mais destacados dessas programações.
c. Até que aquela primeira centelha que começou com grupos jovens tornou-se o grande incêndio de grupos e de artistas solo profissionais que compõe esta crescente fatia do mercado fonográfico brasileiro. Hoje se destacam ministérios de louvor patrocinados por Igrejas que fizeram da adoração com música o ponto central do seu culto.
d. Apesar de certa distância entre o surgimento dos grupos musicais jovens e a música gospel atual notamos que ainda a música gospel está muito atrelada à juventude. A razão pode estar no fato de que o jovem tem acesso mais rápido e interesse pela novidade e a música gospel, como é essencialmente comercial, precisa sempre dinamizar sua oferta com novidades abaladoras.

Retirado de musicaeadoracao.com.br, não perca o post de amanhã: A música gospel é nociva para o jovem crente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário