19 novembro 2011

O Jovem e a Música Gospel

"Acredito que a primeira vez que entrei em contato com a música gospel foi através de uma programação jovem que havia em Belém do Pará conhecida por Louvor Norte. Lembro-me que fui convidado pela missionária da nossa Igreja que queria constatar se tudo aquilo que diziam da programação era verdade. Ela queria saber se havia mesmo dança, pulos, trenzinho e outras coisas mais. Ela queria poder falar acerca do evento sem ter ouvido apenas de terceiros daquilo que acontecia lá. Naquela época, no meio evangélico esse tipo de atitude ainda provocava muito escândalo e surpresa.
"Nós fomos à programação e não conseguimos ficar por mais do que 15 min. O evento era promovido especialmente por uma rádio evangélica e trazia os nomes mais conhecidos da música gospel do cenário evangélico, além de dar oportunidade a algumas bandas locais e ministérios de louvor de se apresentarem.
"Depois daquela ocasião, tive oportunidade de participar de outros eventos e programações de pessoas ligadas à música gospel. Uns foram bem mais pesados do que aquela programação. Vi certa vez um guitarrista dedilhar seu instrumento com a ponta do nariz numa performance. Outras programações foram bem menos acaloradas e, poderia dizer, bem equilibradas.
"Gostaria de defender neste artigo que o cenário atual da música gospel no Brasil é nocivo para o jovem crente, porque tem promovido uma contextualização que não promove a glória de Deus, leva os cristãos a adequarem seus métodos a métodos mundanos desvirtuando a mensagem de Cristo e acostuma o ouvinte a uma qualidade musical e estética medíocre e descompromissada com a excelência artística.
"Nosso estudo seguirá este roteiro: primeiro, vamos definir o que é música gospel; depois, traçaremos a relação entre a música gospel e a juventude evangélica brasileira; em terceiro lugar, vamos explicar por que consideramos a música gospel nociva para o jovem crente; e enfim, procuraremos dar uma resposta à pergunta: "se não posso ouvir música gospel, que música eu posso ouvir afinal?".

Este é só o primeiro post da série O Jovem e a Música Gospel, o artigo foi extraído do site musicaeadoracao.com.br, excrito por Carlos Renato de Lima Brito, membro da igreja Batista (é natural que fale no contexto desta denominação). Porém, acreditamos que as lições e advertências desenvolvidas neste artigo aplicam-se aos cristãos de todas as denominações.

Não perca amanhã o post Definição de Música Gospel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário